quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

AS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS..

1ª.Co: 14: 34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; pois não lhes é permitido falar, mas estejam em sujeição, como também diz a Lei. 35 Se, porém, querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa a seus maridos; porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja.


Prezadas irmãs e colegas pastoras
            Tem sido muito bom escrever estes post  pois sou desafiado a estudar os textos bíblicos novamente.Descubro novas coisas, confirmo as conclusões anteriores, modificam-se outras. No entanto, nada me fez mudar  a respeito do pastorado feminino. As práticas do culto, as culturais e sociais vão mudando e por isso devemos procurar nas Escrituras e especificamente no Novo Testamento como estas práticas são avaliadas pelo texto bíblico. Há situações que  não foram cristalizadas ou encerradas num axioma eterno.Estas precisam serem estudadas sempre. Isso valoriza a palavra de Deus e ainda confirma que a Palavra é viva.
            Temos agora outro texto que sobejamente é usado para orientar às mulheres a não exercerem um ministério público de ensino ou o ministério pastoral. Este  texto  paulino me faz lembrar o inicio da minha carreira cristã. Embora jovem, eu  entendia, à luz deste texto que a mulher devia sempre estar calada. Mas como faz bem o estudo da palavra, pois foi o estudo da Palavra que me conduziu a entender o ministério feminino e especificamente o ministério pastoral. Entendi que este texto não me  orientava a ser um repressor do ministério feminino e especificamente pastoral. Então vamos dar uma olhada neste texto. Esta análise será um pouco mais longa
            Paulo orienta o culto na cidade de Corinto. Cidade cosmopolita, com suas diversas religiões de mistérios, diversos deuses, e  o famoso templo no Acrocorinto onde as sacerdotisas sexuais praticavam os seus cultos. Por outro lado estavam a sinagoga judaica com a sua ordem de culto programada e pautada pelo rígido controle e ao mesmo tempo com os seus oficiais religiosos. Destes dois mundos religiosos a novel igreja cristã recebe os seus membros nascido de novo. Não se pode negar que esta igreja precisava de orientação litúrgica. A crise que os cristãos poderiam estar vivendo quando cultuavam. Cristãos convertidos e vindos das Religiões de mistério e outros das sinagogas. Numa religião a ênfase é o êxtase, as emoções, o descontrole, a desordem, gritaria. Na outra  é o excesso de cuidados, a sistematização, silêncio
            Destaquemos alguns pontos: Primeiro, o texto é uma  orientação do culto de adoração e não de alguma hierarquia eclesiástica. Noutras palavras, o texto não trata a questão ministério pastoral feminino. É uma orientação  para que a congregação  saiba como se comportar no culto especialmente as mulheres casadas
            Segundo, o texto não fala sobre pregação, ensino ou outro ministério especifico. Neste texto,Paulo não proíbe a participação da mulher no culto, pois em 11: 5 o mesmo  orienta como a mulher deve “orar e profetizar”. O Léxico de Strong afirma que profetizar é ensinar, admoestar, repreender, consolar,, noutras palavras aquilo que toda pregação deve ter como alvo. Então é simples concluir que a mulher pode pregar/ensinar. Geralmente estas ações são tidas como  parte da função pastoral
            Terceiro, é necessário transpor o abismo cultural, pois a cultura  na cidade de Corinto tem seus diferenciais. Entendemos por cultura o ‘ambiente artificial e secundário’ que o homem sobrepõe ao natural. Ela abrange a linguagem, hábitos, idéias, crenças, costumes, organização social, artefatos herdados, processos técnicos e valores. Assim toda cultura tem os seus traços divinos e diabólicos. Estes traços podem ajudar a espalhar ou impedir a pregação do evangelho e do Reino de Deus. No texto de Corinto está havendo a “regulamentação” do culto  na Igreja de Corinto, pois havia um problema cultural
Imaginamos  que os cristãos poderiam estar vivendo dificuldades quando cultuavam. Possivelmente  na carta que a igreja enviou a Paulo, tenha pedido orientações para solucionar esta situação. Cristãos convertidos e vindos das religiões de mistério e outros das sinagogas. Numa religião a ênfase é o êxtase, as emoções, o descontrole, a desordem, gritaria. Na outra  é o excesso de cuidados. As mulheres do Acrocorinto eram as sacerdotisas e comandavam a adoração. Na sinagoga o judeu orava agradecendo a Deus por não ter nascido mulher e os homens eram os que  organizavam os rituais. Você pode imaginar as dificuldades no culto?
Agora se pode começar a entender a orientação de Paulo na igreja. A  igreja cristã era influenciada fortemente pela sinagoga. A mesma seguia o modelo mais conhecido por Paulo que era da sinagoga. Foi de lá que vieram os primeiros convertido. Foi neste modelo que nasceram os cristãos gentios
 A sinagoga dividia os adoradores por meio da mechitza. Estas divisões forneceram uma separação com o objetivo dos adoradores evitassem as muitas distrações possíveis. Era uma divisória que separava os adoradores por sexo e não se confundir nas orações fruto das distrações  Acredita-se que o costume da separação entre sexos na sinagoga é derivado do culto no templo. A sinagoga tomando como base os ensinamentos da Torá, homens e mulheres não oram juntos. Isso se reporta à época do Templo Sagrado, quando havia seções separadas para homens e mulheres. Hoje é  impossível  encontrar uma mulher judia de formação ortodoxa que se recuse a orar com uma mechitzá, divisória. Já arriscou perguntar a um rabino qual é a verdadeira razão desta divisória? A resposta pode ser interessante. Este rabino dirá que as mulheres foram criadas com uma sensibilidade espiritualmente aguçada. Possuem um poder de concentração nato. E pasme: a mechitzá foi criada para os homens, não para as mulheres!. Segundo os rabinos as mulheres tiravam a concentração dos homens. Isso acontece até hoje http://www.artisansofthevalley.com/bi_rl_mechitza.shtml
A luz deste contexto cultural  imagine as mulheres numa  reunião (assembléia) cristã onde elas estavam separadas. Onde os “ eventos” do culto aconteciam exclusivamente entre os homens e elas agora com uma “ situação privilegiada”  da liberdade desta nova comunidade,  “ causam desordem”  pois elas desejam aprender a respeito do que acontece na liturgia. É este desordem que Paulo precisa orientar. Realmente as mulheres faziam “desordem” pois queriam aprender e as perguntas eram feitas durante o culto. Por isso o texto afirma 14 34-"permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei."35-"Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja."
            Quarto,  A qual Lei Paulo se está referindo? Está relacionada ao Gênesis? Mas ali a questão é marido e mulher como família e não como “ organização de culto”.  E as mulheres solteiras ou viúvas? Porque não há uma orientação clara. A resposta simples – a cultura local vai responder. Siga-se o costume
            Quinto, é  possível que Paulo esteja aqui citando a carta que a igreja estava enviando a respeito de diversas questões. Veja que o texto diz “pois não lhes é permitido falar;”  e não “ eu não permito que as mulheres falem”, como em outros textos de orientação prática.  Além do mais o texto que diz pois não lhes é permitido falar; pode se referir a um tipo de “ tagarelice” e não ao ato de “ profetizar”, pregar ,ensinar. Quando Paulo trata esses “atos pastorais” o apóstolo usa as palavras tecnicamente já conhecidas. Entendemos que neste caso é um momento de desordem por parte das mulheres. Por estarem separadas dos seus maridos por causa da divisória. Elas queriam perguntar algumas coisas com relação ao que estava acontecendo veja que o texto diz:  Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa.  Eu imagino uma grande confusão no culto, tanto pelo alvoroço provocado pelos questionamentos das mulheres, e também não se pode esquecer que de outros tumultos fruto das “ manifestações carismáticas”. Basta ler o contexto do texto
           Sexto,  alguns afirmam e eu  tenho visto que a mulher não pode ensinar na igreja e que esta deve estar calada  em submissão ao seu marido e  assim  não pode falar na igreja. Embora que submissão ao marido  não rouba o direito da mulher ensinar ou falar na igreja. Mas observemos que este texto de orientação litúrgica  começa em 1a. Coríntios 11 mostra que a “mulher profetiza” (11:5). E ainda a orientação é que esta “profetiza” fale (14: 29 31). Pergunto, será que esta orientação que “falem dois ou três” é somente para homens. Se a mulher é profeta, é lógico que pode falar. E o texto ainda amplia o ministério da mulher, pois o profeta tem a autoridade de julgar a profecia (14:29). Então cabe perguntar: A  profetiza  pode “julgar” o profeta? . Noutras palavras aquele que  emite um juízo tem “autoridade” sobre o profeta?
            Concluindo, então a barreira do silêncio feminino na igreja está derrubada. A mulher como profeta pode trazer “a vontade de Deus” para o Seu povo e aqueles que devem ouvir são homens e mulheres. O preconceito não  pode limitar os dons espirituais e habilitações divinas entregues as irmãs. Por isso diante da caminhada cristã a igreja cumpre o seu papel de reconhecer os “dons e ministérios”que o Senhor da Igreja deu a Sua igreja independente de gênero.
            Na caminhada cristã e ministerial das colegas pastoras haverão sempre barreiras que são derrubadas. Isso é sinal de sucesso.
A graça do Senhor seja sobre os nossos ministérios. Abraços do seu colega e amigo
Pr. José Miguel M. Aguilera - Deixe o seu comentário ou  Contatos CLICK AQUI -

           

 

23 comentários:

  1. Victor Hugo Ramallo23 de dezembro de 2009 16:41

    uma barreira vencida pode significar apenas uma persistência e não necessariamente um sucesso, e mesmo o conceito de sucesso pode ser relativo.

    Um forte amplexo

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  2. Pra Marli Terezinha6 de janeiro de 2010 02:38

    Grande Pastor ....
    Ler sua reflexão me fez voltar ao tempo de Seminário quando preparei minha monografia , sob o seu olhar atento de Mestre revisando e me dando as dicas.
    Obrigada pelo seu apoio , as pastoras sente no coração alegria ao ver que Pastores como voce , estudam o tema somente para ajudar a causa. Que na minha opinião , não passa de reconceito puro e simples . Vontade e Poder sendo exercidos por poucos. Mas o mais importante é que enquanto os pastores contrários se esperneiam , nós continuamos o nosso ministério e não por causa de convites, ou por salários , mas por causa da Obra do Senhor nosso Deus que nos impulsiona . Acabei de batizar sete pessoas , fruto de meu pastorado, num lugar que é considerado pelos pastores o Cemintério de pastor Santa Catarina. É aqui nesse lugar, onde pastor, nem missionário quer vir que Deus tem honrado minha chamada. Portanto, muito obrigada pelo se apoio.

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  3. Profetizar é o mesmo que pastorear??
    (Eu imagino) esta na biblia?
    É mais facil passar o céu e a terra que cair um til da lei(Lc 16-17)
    l Timoteo 2-11 A mulher aprenda em sileçio com toda sujeição
    Fazer do ato de conduzir e cuidar de um povo uma profissão é muito lucrativo
    quero ver fazer sem remuneração
    isso tem afastado almas que tem sede de amor e da verdadeira palavra. me cite uma só citação de pastora na biblia, e não quero de profetiza para não misturar os papeis, pq nem todos Profetas foram sarcedotes
    Que Deus vos dê sabedorias divinas para descernir o certo do errado
    Obreiro Ciro Itabuna-Ba

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    1. 1 Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.

      2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.

      3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida. Filipenses 4.1-3

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    2. 1 Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.

      2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.

      3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida. Filipenses 4.1-3
      Neste texto Paulo cita duas cooperadoras dele, Se Paulo era pregador, ensinava e era pastor itinerante, então podemos chamadas de pregadoras e pastoras também. Portanto, o irmão e pr Jose Miguel esta correto a meu ver, e esta coberto de razão quando diz que essa situação de a mulher ficar calada deve ser entendida como algo local e de forma especifica levando em conta o contexto da época, pois nem tudo o que esta na Bíblia é para ser aplicado ao pé da letra e em todas as nações... senão toda mulher cristã teria que usar o véu na cabeça também...

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  4. VC É TAO SEM CULTURA E CRISTO QUE DEU SEU DEPOIMENTO ANONIMO, E ALIAS ANIMO EM TUDO NÉ,CRITICAR É FAÇIL, EM VEZ DE FICAR FALANDO O QUE VC NAO SABE, VAI LER BIBLIA E PREGAR NA FAVELA A PALAVRA, E QUANTOS PASTORES FAZEM A OBRA RELAXADAAAAAAAAAAA, E ESTAO EM PECADO ,:???? QUE MI DIZ ANONIMO IDIOTAAAAAAAAAA

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    1. AMADOS IRMÃOS, PAZ SEJA CONVOSCO!!
      SABEMOS QUE O TEMA É DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO E SÓ ESTANDO MESMO NA PRESENÇA DE DEUS E OBSERVANDO À LUZ DO ESPÍRITO SANTO PARA ENTENDÊ-LO DE FORMA CLARA!! SEI QUE DEUS DEU MINISTÉRIOS A TODOS, TANTO HOMENS COMO ÀS MULHERES, AGORA, DEVEMOS TER A SENSIBILIDADE DE ENTENDER QUE A CADA ÉPOCA E LOCAL COM SEU COSTUME!! COMO JÁ DIZIA O PASTOR JOSÉ MARIA, "TEXTO SEM O CONTEXTO VIRA PRETEXTO" ESTEJAMOS POIS NA PRESENÇA DE DEUS PARA TUDO, ASSIM SEREMOS SEMPRE OBEDIENTES E ABENÇOADOS!!

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    2. TODA ESCRITURA DIVINAMENTE INSPIRADA É APTA PARA ENSINAR CORRIGIR REDARGUIR INSTRUIR EM JUSTIÇA, PARA QUE O HOMEM DE DEUS SEJA PERFEITO, E PERFEITAMENTE INSTRUIDO PARA TODA BOA OBRA.

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    3. Ler a Bíblia isto é Ridiculo, deve ser Piada, está escrito que a mulher n~~ao deve falar o vocês Falam que elas pode serem pastoras, QUEM É QUE NAO LEU A BÍBLIA HEIN, ou são Burros ou se Fazem, Está escrito: NAO PERMITO QUE A MULHER ENSINE,e e vocês Dizem que podem Pregar, QUEM QUE NAO LEU A BÍBLIA HEIN. Toma Vergonha nessa Cara seus Hereges.

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    4. Quando Deus precisou de um profeta na terra, procurou um analfabeto, Moisés, porque os anjos de Deus é guiado pela Palavra de Deus e os segredos de Deus não é ensinado nos bancos de escola nenhuma,

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  5. As pessoas acham que a biblia e o um livro de receita de bolo, e pensam que podem mudar os seus
    ingredientes.
    Paulo escreveu por inspira�o divina e n�o parece que foi por causa da cultura da �poca.

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    1. e verdade se por cultura não tinha nesecidade de ficar escrito para nos pegar como doutrina o texto e claro e esses que estudam de mais corrompe a verdade

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  6. ...ontem...far-lhe-ei uma ajudadora...
    que seja adonei.......
    hoje...homem, um sub produto da sociedade...a mulher só não assumiu por indecisão quanto ao vestido a usar...
    ...amanhã...depende do direcionamento do Espirito Santo...
    hoje... o discernimento da Palavra e sua pratica...amem
    .. a bíblia é inspirada pelo Espirito Santo...

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  7. ``e ridículo Está escrito que a mulher n~~ao pode Falar na Igreja, Como ela vai ser Pastora sendo que ela na~~o pode nem falr ME DIGA ISTO seu Teólogo Fajudo,Como ela vai exercer algum cargo se poder falar ME DIGA ISTO. Não exerça Autoridade de Homem, se ela é pastora por acaso nao exerce autoridade, Toma vergonha seu Herege é Absurdo sua Intepretaçao.Nao falar na Igreja entendeu, como exercerá alguma função.

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  8. Meu Camarada ela pode falar da Profecia meu Leigo, se alguém recebeu uma profecia quem é que tem que falar hein, e falar a respeito de que hein, Para com isso Homem, oque você n~~ao entendeu, NAO PERMITO QUE A A MULHER ENSINE , se eu não posso nem falar como vou ter Cargo ou Ensinar é difícil de Entender.

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  9. 1Corintios 11:5 Refere a Mulher em Particular, Aonde esta escrito: A MULHER ORA OU PRETISA NA IGREJA COM A CABEÇA DESCOBERTA DESONSA A SUA PRÓPRIA CABEÇA. Hein Mostre me onde isto está escrito

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  10. Queridos, o Engraçado é que os irmãos querem ser tão espirituais ou tão mais certos um que o outro, e onde está 1 Jo 3:16? e 1ª Co 13?
    Queridos, independentes desses fatos, o amor é o dom supremo, porque toda obra que Deus nos fez foi por amor. Não adianta provarmos uns aos outros que este texto supracitado esteja correto ou errado, se não tiver amor de nada vale.
    A paz do Senhor Jesus Seja conosco.

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    1. amigo so o amor não basta se andar no pecado tem muitos que amam mas comete inúmeros pecado tem que ter fé e obra

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  11. Eu acho incrível como alguns contextos de fácil entendimento são transformados em coisas tão extensas de se ler como acima. Nas igrejas, hoje em dia, dá-se mais valor a esses textos longos e repetitivos do que ao que realmente Jesus veio firmar: o amor!!! Se pararmos para refletir sobre algumas coisas vamos perceber que, para a maioria dos pastores e pessoas interessadas, a Bíblia é certa ou errada conforme a necessidade daquele igreja ou daquele momento. Mulheres são totalmente emotivas sendo, creio eu, esse o motivo dessa proibição supramencionada. Nunca vi nenhuma pastora pregar o que realmente a palavra diz sem que entre em sua pregação contos pessoais ou achismos pessoais fugindo totalmente do contexto da palavra. Não acho que sejam impedidas de falar mas impedidas de pregar, o que trás uma situação totalmente diferente.
    Bom, da forma que as coisas vão na maior parte das igrejas não é difícil entender porque a cada seis meses o "estoque" de "crentes" mudam completamente, ficando apenas pastores e algumas pessoas da liderança...
    Que o Senhor Jesus abençoe a todos....

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  12. Me parece (veja bem, "me parece", posso estar enganado) que se flexibilizarmos cada ensino das Escrituras contextualizando-o à cultura da época, cairão por terra várias verdades da Palavra. Por exemplo, a mesma carta aos Coríntios fala de homossexualidade no cap. 6, e com base nisso estão aparecendo as tais "igrejas inclusivas". Penso que é necessária uma análise diferente dessa "contextualização cultural".
    Abraços
    Georges

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  13. Um enfoque crucial: De que maneira se poderia conciliar o referenciado costume cultural (em alusão ao contexto em que viveu o Apóstolo Paulo) com o versículo 34 do mesmo Capítulo 14 de I Coríntios: 'Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.' Ora, se SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR não podem ser algo "passageiro" ou meramente vinculado a hábitos ou costumes da época!!
    Além do mais, É NECESSÁRIO DELIMITAR O SIGNIFICADO DE "FALAR" NA IGREJA. Qual o alcance desse vocábulo, no sentido bíblico-espiritual? Falar no sentido de ENSINAR? Falar no sentido de ORAR? Falar no sentido de dizer BOM DIA? Falar no sentido de dizer BOA NOITE? Falar no sentido de PRESTAR ALGUMA INFORMAÇÃO A QUEM ESTEJA CONDUZINDO A REUNIÃO? etc. etc. etc.

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  14. Por outro lado, permita-me o autor do artigo ressaltar que a assertiva ou justificativa no sentido de que as mulheres "faziam desordem" porque "queriam aprender" revela-se muito tênue, e eu me limitaria a um específico motivo: ESSE ENFOQUE DO ARTICULISTA DEIXA A IMPRESSÃO DE QUE SOMENTE AS MULHERES É QUE SÃO "DESORDEIRAS", É QUE ERAM "DESORDEIRAS", É QUE ERAM "PALRADORAS", É QUE ERAM 'IGNORANTES". Ora, sabemos todos que intelectualmente NÃO SE PODE CONSIDERAR OS HOMENS COMO SUPERIORES ÀS MULHERES, DE MANEIRA ALGUMA! Sabemos, igualmente, que HOMENS TAMBÉM SÃO FALADORES, SÃO DESORDEIROS, SÃO TAGARELAS etc. etc. Portanto, meu irmão, perdoe-me mas o argumento utilizado por você não se sustenta.

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  15. 1 Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.

    2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.

    3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida. Filipenses 4.1-3
    Neste texto Paulo cita duas cooperadoras dele, Se Paulo era pregador ou pastor itinerante, então podemos chamadas de pregadoras e pastoras também. Então o irmão a meu ver esta coberto de razão quando diz que essa situação de a mulher ficar calada deve ser entendido como algo local e de forma especifica levando em conta o contexto da época, pois nem tudo o que esta na Bíblia é para ser aplicado ao pé da letra e em todas as nações... senão toda mulher terá que usar o véu também...

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