O SACRAMENTO DA ORDENAÇÃO PASTORAL
Uma reflexão no fim da tarde
Nos últimos tempos a grande controvérsia
num segmento do protestantismo evangélico tem sido o assunto da ordenação
pastoral das mulheres. Tantos os favoráveis e contrários a dita ordenação levantam
seus argumentos de forma infalíveis. Os recursos hermenêuticos, bíblicos,
teológicos, são expostos em defesas das teses em particular. Mas a pergunta que
procuro responder é, por que tanta celeuma sobre esta questão, a resposta que surge
na minha pequena mente radica em duas palavras PODER e SAGRADO
Os sacerdotes desde os primórdios
da religião impunha sobre o povo o seu poder pois o homem via neste ser humano a
possiblidade de se aproximar de Deus. Por isto o povo devia estar em uma boa relação
com o sacerdote pois consequentemente estaria com o Deus da nação. Assim o
poder e o sagrado era transmitido por meio das gerações para manter a exclusividade e dominio
O cristianismo não ficou isento
desta situação de viver entre o PODER e o SAGRADO. O rito da ordenação não é
orientado no Novo Testamento, embora que há o reconhecimento de anciãos. No
quarto século a teologia e o ministério era o domínio dos sacerdotes. Estes eram
iniciados mediante o rito da ordenação feito pela imposição de mãos. Este rito
dava início ao domínio do sagrado por parte daquele que foi ordenado.
A imposição de mão tem o seu
significado no NT como apoio, confirmação de um serviço mas nunca com uma
instalação em algum cargo ou função. Foi no terceiro século que este rito foi
formalizado e se criou toda a pompa que se oferece a um povo avido de conhecer
aquele que o poderá ajudar a se aproximar do sagrado. E esta formalização da união
do poder e do sagrado ministrada a um homem ingressou no cristianismo pela influência
do mundo cívico do império romano. Mais tarde Agustín daria valor a esta função
ensinando qu este deve ser irretratável. Assim o cristianismo passou a dividir o povo entre clero e
laicos. E somente este clero ordenado podia entregar os sacramentos ao povo
A controvérsia atual da ordenação
das mulheres não somente apresenta uma árdua luta para conquistar este espaço mas
se comprova mais uma vez que PODER e SAGRADO no mundo religioso é o binômio que
orienta o cristianismo atual. Precisamos de lembrar que o evangelho de Jesus é
pautado pelo SERVIÇO ao PRÓXIMO algo que as mulheres sabem fazer muito bem.
Será que aqui radica a crise? Sera que essa disputa faz afastar aos milhares, os quais sao conhecidos como os sem igrejas e que se reunem nas casas?.
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