segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

VIOLENCIA DA MULHER OU CONTRA A MULHER?


 1ª. Tm: 2:11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. 12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14  E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 15 Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação

O texto acima é um dos textos que se usa para proibir a mulher ser pastora ou excercer algum cargo de autoridade. Alguns mais avesos as mudancas, sabendo que toda mudanca traz dores ou nos obriga sair da nossa zona de conforto, destacam deste  texto a seguinte frase" ...Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido,..."  Em uma postagem anterior ja falei um pouco do contexto do texto, que é importante conhecer, pois sem o conhecimento do texto vamos obrigar as mulheres a ter muitos filhos pois o texto sendo lido de forma literal afirma isto. Já escrevi e postei um artigo neste blog com o título " Um Texto Fora de Contexto que Virou Pretexto"   Lá no artigo apresentei alguns princípios para entender o texto em epigrafe. Será importante conhecer este principios antes de ler este post e assim você terá  uma melhor compreensão 
Como este é um dos textos clássicos para se opor ao ministerio pastoral da mulher e eu tambem tinha dificuldades de aceitar este pastorado por causa de este texto, decidi me arriscar em entender um pouco melhor. E dentro dos meus parcos conhecimentos de uma exegese aprofundada procurei melhores informações sobre o conceito autoridade neste texto. A seguir postarei uma imagem onde de forma gráfica procuro expor o que encontrei no  Novo Testamento a respeito dea palavra autoridade. Chama a atenção as diversas palavras  gregas que se traduzem como autoridade. Estas palavras  devem ser conhecidas para interpretar melhor as Escrituras neste assunto.



Como é observado no NT somente aqui aparece  esta palavra grega "autenthein" traduzida por autoridade. Mas veja que a proibição esta em exercer "autoridade violenta", embora que hoje rejeitamos qualquer tipo de violencia entre as pessoas, mas no inicio da igreja as situações sociais eram mui diferentes. Agora observe que é pedido que  a mulher nao seja violenta, ou exerca violencia sobre o homem. Por que? Que tal dar uma olhada no contexto dos primeiros séculos da igreja ou ainda observar as religioes gnosticas ou de misterios da época? Particularmente creio eu, que aqui se equivocan os anti-pastoras ao esquecer que as cartas foram frutos de um Sitz in Leben ou o contexto da vida.
Termino afirmando que este tipo de autoridade violenta não se condiz com a essencia do evangelho, que ensina que aquele que deseja ser maior sirva. Que aquele que deseja autoridade seja servo. Estou concluindo e pensando que na atualidade são as vocacionadas ao ministerio que lamentavelmente estão sofrendo violencia.  Por isso elas  estao praticando a autoridade que o evangelho exige mediante o serviço, enquanto os opositores ao pastorado feminino desejam preservar o poder caracteristico das organizações que procura o bem particular e nao o bem da comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário